Pesquisar

Julho mês que mudou o mundo
16/07/2016

Reprodução integral de texto do médico e professor Dr. Edgard Steffen, de sua coluna semanal do Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba e região, publicada no dia 16.07.2016.
 
Edgard Steffen
 
Era no Dous de Julho. A pugna imensa/ travara-se nos cerros da Bahia.../
 
O anjo da morte pálido/ cozia vasta mortalha em Pirajá.

(Ode ao 2 de Julho - Castro Alves)
 
Se você pensa, como a presidente afastada, que tudo se resolvia no grito -- que a Republica foi proclamada com simples "Viva!" de um general asmático, em plena crise; ou que à Independência do Brasil bastou simples brado de jovem e voluntarioso príncipe -- você somente leu a história oficial. Na verdade o velho militar estava com gripe, estirado na cama, e o príncipe dando de corpo, escondido atrás de moita. O general teve que ser içado ao lombo do cavalo. O príncipe apeou sozinho da besta. A vociferante presidenta foi apeada do poder tanto pelos gritos como pelo que fez e o que deixou de fazer.
 
Data magna para baianos é o 2 de julho. Para eles a independência não foi só no berro. Cedo lutaram e continuaram lutando após o episódio do Ipiranga. As batalhas e escaramuças geraram três heroínas genuinamente brasileiras. Em fevereiro de 1822, tropas portuguesas tentaram entrar num convento em busca de combatentes brasileiros. Joana Angélica, Abadessa do Convento da Lapa, tentou impedi-los e morreu transpassada por baioneta. Maria Quitéria de Jesus Medeiros cortou os cabelos, vestiu roupas de seu cunhado e alistou-se para combater os portugueses. Maria Felipa de Oliveira, baiana, negra, liderou mulheres e índios na defesa da ilha de Itaparica; seu grupo queimou 42 embarcações portuguesas. Em 2 de julho de 1823, em sangrenta batalha no Pirajá, brasileiros baianos derrotaram de vez os lusitanos. A data mudou o Brasil e a Bahia.
 
Num primeiro dia de julho o mundo das ciências seria impactado por uma ousada teoria. A Teoria Evolucionista concebida, independentemente, por Charles Darwin e pelo naturalista Alfred Russel Wallace, foi, pela vez primeira, apresentada a um grupo da Lymnean Society of London. Darwin não compareceu à sessão. Perdera o filho caçula naquele dia. Desde o 1º de julho de 1858 as Ciências Naturais nunca mais seriam as mesmas.
 
Na América do Norte, o 4 de Julho é o feriado maior. Tudo começou com protestos contra taxas impostas às colônias. Depois de muitas lutas, 13 colônias separam-se da Inglaterra e formam os Estados Unidos, república presidencialista onde a liberdade individual e os direitos fundamentais do ser humano são respeitados. Escrita por cinco membros, liderados por Thomas Jefferson, a Declaração de Independência foi promulgada aos 4 de julho de 1776. Mudou a América do Norte. Por expansão do poder econômico, militar e cultural desta, mudaria o Planeta Terra.
 
A lei magna dos EEUU sofreu forte influência do Iluminismo. Outra mudança política, influenciada pelo movimento cultural iluminista, foi a Revolução Francesa. Seu ideário, consubstanciado no lema "Liberté, Égalité Fraternité", é pura consequência mediata do Iluminismo. A causa imediata foi o descontentamento do povo com governantes fracos (Luiz XVI) e insensíveis (Maria Antonieta), incapazes de ouvir a voz das ruas. No 14 de julho de 1789, cai a Bastilha -- símbolo da opressão da nobreza e clero sobre a burguesia e o povo. A queda derrubou a monarquia e mudaria o Mundo.
 
Em 24 de julho de 1783, nasceria em Caracas, o "Libertador das Américas". Simon Bolivar liderou as lutas para independência da Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Mudou a geopolítica da América Latina.
 
Neste julho de 2016, apeou-se do Poder Legislativo um oligarca que ameaçou seus pares com o efeito Orloff. Em lugar de usar o "Eu sou você, amanhã", poderia usar o exemplo de Robespierre. No poder, o "incorruptível" Maximilien Robespierre, em 49 dias, mandou para a guilhotina 1.400 inimigos. Em 28 de julho de 1794, acabou guilhotinado.
 
Em julho, São Paulo levantou-se em armas para exigir de Vargas uma Constituição. Nasceu e morreu Santos Dumont. Também foi o mês em que o homem pisou na Lua (1969), a sonda Juno chegou à órbita de Júpiter (2016) e o Timão faturou a Libertadores (2012).
 
O 5 de julho pode não ter mudado nada nesta terra dos homens. Mudou minha vida. Casei-me, para toda vida, com uma sorocabana nascida nesta data.
 
Sorocaba, 14 de julho de 2016
 
Edgard Steffen é médico pediatra e escreve aos sábados neste espaço. edgard.steffen@gmail.com
 
Conheça mais sobre o Dr. Edgard Steffen em: Homenagem a dois sorocabanos ilustres - Steffen e Vannucchi

IDS

 




« Voltar