Pesquisar

No IDS o Deputado Hamilton Pereira debate a criação da RMS
27/07/2013

O Deputado Hamilton Pereira esteve na manhã do dia 27.07.2013 conversando com os diretores e coordenadores do Instituto Defenda Sorocaba, sobre a importância da formação da Região Metropolitana de Sorocaba. No encontro foi debatida a importância de se pensar políticas públicas regionalizadas.

Para o parlamentar, hoje a palavra primordial de uma administração é planejamento. "Com a RMS, os municípios poderão trabalhar integrados e pensar em um crescimento organizado e mais igual", explicou. Hamilton citou que com a realização de consórcios intermunicipais na região, poderão ser planejadas, por exemplo, políticas públicas para mobilidade urbana e para a destinação dos resíduos sólidos.

Após tomar conhecimento do projeto inicial do Núcleo de Planejamento de Sorocaba (Nuplan), que comprova que a região de Sorocaba possuí todas as características necessária para se tornar uma Região Metropolitana, o deputado contou que tem conversado com os prefeitos sobre a importância do tema e pedindo que se mobilizem, com a possibilidade de integrar a nova unidade regional.

Na formação indicada pelos estudos iniciais do Nuplan, a Região Metropolitana seria composta por 22 municípios: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, Sorocaba, São Roque, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Hamilton é autor do projeto de lei complementar n° 33, de 2005, que institui a Região Metropolitana de Sorocaba e encontra-se na Ordem do Dia, pronto para ser votado na Assembleia Legislativa. Segundo ele, o Governo do Estado tem afirmado que projetos dessa natureza não podem ser apresentados pelo Poder Legislativo. "Apesar de não existir nenhuma lei que proíba deputados a legislarem nessa causa, vamos trabalhar na Assembleia para que o Projeto apresentado pelo governador seja aprovado o mais rápido possível", garantiu.

Em nome do Instituto, Sérgio Reze agradeceu o parlamentar pela explanação e o parabenizou pela defesa da criação da RMS. Ele contou também que o IDS, fundado em fevereiro deste ano, foi criado com o intuito de ser um local para as pessoas debaterem suas opiniões e ideais, que garantam melhor qualidade de vida aos sorocabanos. "Precisamos ter um poder descentralizado, onde a sociedade tenha voz, seja através das pessoas físicas ou da sociedade organizada", assegurou.

Na oportunidade, o deputado convidou a coordenação do Instituto para o "Seminário de Desenvolvimento Regional: Conceitos, Desafios e Impactos no Contexto da Macrometrópole", que ocorrerá no próximo dia 9 de agosto, das 9h às 13h, no auditório externo da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), situado no Alto da Boa Vista. Organizado pela Fundação, o evento tem como objetivo discutir e tirar dúvidas a respeito da região metropolitana de Sorocaba.




« Voltar