Pesquisar

Programa Motociclista Seguro
21/07/2015

Programa "Motociclista Seguro - Todos conscientes, menos acidentes". 
 
Foi lançado no dia 27.07.2015, em evento na Biblioteca Municipal
“Jorge Guilherme Senger”, contando com palestra do jornalista, piloto, instrutor e blogueiro Geraldo ‘Tite’ Simões.
 
O programa tem como meta reduzir acidentes envolvendo motos na cidade, que representaram 70% das ocorrências em 2014.
 
O diretor presidente da Urbes, Renato Gianolla, comentou que; “Com o Programa ‘Motociclista Seguro’ desejamos reduzir os acidentes com motociclistas em Sorocaba, bem como favorecer a conscientização de todos os condutores quanto a esse modal, expondo os números reais de ocorrências e suas causas. De acordo com os números registrados em Boletim de Ocorrência pela Polícia Militar, os acidentes envolvendo motociclistas representaram 70% das ocorrências com vítimas durante todo o ano de 2014. Em média, são registrados quatro acidentes com motos por dia na cidade”.
 

Nesse Programa o trabalho da URBES incluirá atividades educativas, a intensificação da fiscalização nas ruas da cidade e, principalmente, aulas especialmente voltados à segurança do motociclista, com as primeiras inteiramente gratuítas.

Primeira aula
 
A primeira aula da “Escola do Motociclista Seguro”, da Urbes - Trânsito e Transporte, acontecerá no domingo, dia 02, das 08h30 às 11h30, no bolsão de estacionamento do Parque das Águas.
 
Realizada em parceria com a Concessionária Walk Motos Honda, a atividade gratuita reunirá condutores de motocicletas já habilitados e abordará técnicas de curvas, frenagem, mudança de direção, pilotagem noturna e abordará a importância do uso dos equipamentos de segurança e da inspeção preventiva da motocicleta.
 
Será uma das ações do Programa “Motociclista Seguro - Todos conscientes, menos acidentes”, lançado pela Prefeitura de Sorocaba com o objetivo de reduzir os números de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas na cidade.

São parceiros do Programa o DETRAN/SP - Unidade Sorocaba, a Polícia Militar, o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes - COMUTRAN e a Academia Brasileira de Trânsito - ABTRANS.

Outras atividades previstas
 
Diversas atividades educativas são desenvolvidas e direcionadas para que os motociclistas conduzam suas motos de forma segura e de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), preocupando-se com si próprios e com elementos mais frágeis do tráfego: o pedestre e o ciclista, e ainda, para que os motoristas estejam atentos à fragilidade desse da motocicleta.

Para a próxima semana a agenda inclui as seguintes atividades: 
 
03/08 - (segunda-feira) Visita à bolsões de estacionamento Rua Santa Clara Rua Padre Luiz, Rua da Penha x Rua Padre Luiz e Rua Nogueira Martins, das 09h às 11h.
03/08 - (segunda-feira) Blitz educativa na Avenida Rudolf Dafferner, 640, das 13h30 às 15h.
06/08 - (quinta-feira) Blitz educativa na Avenida São Paulo, 1622, das 09h às 10h30.
07/08 - (sexta-feira) Visita à bolsão de estacionamento do Sorocaba Shopping, das 10h às 12h e das 13h às 15h.
07/08 - (sexta-feira) Palestra no Centro de Formação de Condutores - CFC Aliança, às 09h.
09/08 - (domingo) Escola do Motociclista Seguro, no Parque das Águas, das 08h30 às 11h30.


IDS




« Voltar