Pesquisar

Escola Pedala Terceira Idade URBES
09/08/2014

Informações da URBES - Gerência de Comunicação.

A primeira turma da Escola do Pedala da Terceira Idade se forma dia 14.08.14 e faz passeio ciclístico para comemorar (Mais fotos no arquivo 'pdf' ao final).

A atividade faz parte da programação de aniversário dos 360 anos da fundação de Sorocaba.

Depois de várias horas/aulas, muita dedicação e coragem para enfrentar um novo desafio, a primeira turma de participantes da Escola do Pedala da Terceira Idade já tem motivos para comemorar.

Na quinta-feira, 14.08.14, às 08h15, no Clube do Idoso, acontece a formatura dos dez primeiros grupos que aprenderam a andar de bicicleta. Para comemorar essa vitória a turma saíra às 09h00 para um passeio ciclístico pela ciclovia da Avenida Dom Aguirre em direção à Usina Cultural. Depois, retornam para o Clube do Idoso para um piquenique sobre as árvores. O passeio ciclístico dos idosos faz parte da programação do mês de comemorações ao aniversário de fundação da cidade.

Setenta pessoas passaram por aulas práticas para manter o equilíbrio em cima da bicicleta e a pedalar, seguindo trajeto completo e recebendo instruções sobre como frear e fazer curvas. A iniciativa realizada pela Urbes - Trânsito e Transportes, e pela Secretaria de Desenvolvimento Social - SEDES, com sócios do Clube do Idoso, aconteceu entre os meses de junho e julho, num trajeto montado ao ar livre. A meta principal desta atividade foi formar um grupo de ciclistas de terceira idade conscientes da maneira correta de pedalar nas ciclovias e demais vias da cidade, além de promover a saúde através da atividade física.

Bicicletas e Capacetes

A Escola do Pedala da Terceira Idade emprestou as bicicletas e os capacetes aos alunos, que receberam instruções sobre regras de trânsito envolvendo bicicletas, compartilhamento das vias, noções de segurança pessoal e coletiva, importância da prática regular de exercícios físicos, e possibilidade de transporte através do uso das bicicletas.

A Escola do Pedala para os mais velhos faz parte do Programa Mobilidade na Terceira Idade e engloba também o projeto Tempo Amigo, que orienta os idosos a reconhecer as dificuldades sensoriais da própria idade e a compensá-las de outra forma visando sua segurança, além de resgatar os conhecimentos sobre trânsito e novas estratégias para aumentar a confiança pessoal nos trajetos. A ação acontece sempre às terças-feiras, também no Clube do Idoso.

A Escola do Pedala

A Escola do Pedala foi criada em maio de 2011 para promover a educação para o trânsito, a partir das bicicletas, incentivar o uso delas como transporte, lazer, saúde e esporte de maneira consciente e compartilhada com os outros modais. Ela é realizada sempre aos domingos, entre 08h30 e 12h00, no Parque das Águas. Faz parte do Programa Pedala Sorocaba, criado para incentivar o uso da bicicleta como uma opção modal de transporte na cidade, além do uso para o lazer. O Pedala contribui, por meio de ações e eventos de impacto, para a mobilização de ciclistas que são estimulados a praticar os seus deslocamentos com as bicicletas.

O programa foi baseado em iniciativas e experiências internacionais - Bogotá e Guadalajara - e surgiu em Sorocaba em 2008. Desde 2009 está sob a coordenação da Urbes, cujo foco voltado para o conceito da mobilidade sustentável vem sendo implementado em suas ações.

Escola do Pedala domingo no Parque das Águas

Todo domingo tem Escola do Pedala no Parque das Águas. A atividade é gratuita e para todas as idades cujo objetivo é ensinar a andar de bicicleta com segurança. A atividade acontece das 08h00 às 12h00 e também incentiva as pessoas a aprimorar suas técnicas com a bike.

A Escola do Pedala empresta bicicletas e capacetes aos alunos. Aos interessados basta apenas estarem de tênis e roupa confortável. A intenção da iniciativa é ajudar as crianças a aprender sobre equilíbrio e orientar os ciclistas e futuros ciclistas sobre as maneiras corretas de compartilhamento do trânsito, ensinar noções básicas de segurança individual e coletiva, como o uso do capacete, tangente de curvas, atenção com os cruzamentos das vias, o que fazer quando o piso está molhado e/ou está chovendo, quais são os locais apropriados e inapropriados para pedalar, e regras básicas de trânsito segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

A escola orienta ainda sobre as regras de boa convivência com diferentes modais de transporte, autodefesa durante as pedaladas, entre outras informações.

URBES

IDS

Aprecie mas fotos do evento e participantes:

fotos-escola-pedala-terceira-idade-.pdf





« Voltar