Pesquisar

Região Metropolitana de Sorocaba é sancionada
08/05/2014

No dia 08.05.2014 o site da TV Tem publicou a reportagem que segue.

O governador Geraldo Alckmin sancionou nesta quinta-feira, 08.05.2014, a criação da Região Metropolitana de Sorocaba, SP.

No auditório do Parque Tecnológico em Sorocaba, prefeitos, deputados e políticos convidados também participaram da solenidade. Segundo Alckmin, a mudança vai ajudar a melhorar o desenvolvimento dos 26 municípios que agora serão pensados em conjunto.

A Região Metropolitana de Sorocaba concentra uma população aproximada de 1,7 milhão de habitantes e contará com um Conselho de Desenvolvimento, composto pelos prefeitos dos municípios de Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

A região possui 11 municípios localizados no eixo das rodovias Castello Branco e Raposo Tavares, com economias baseadas em atividades industriais com papel relevante na produção estadual de minérios, como cimento, calcário, rocha ornamental, pedra brita, argila, complexos carbonatíticos e tungstênio.

“A criação da região metropolitana é um instrumento importante para a integração da região, para o desenvolvimento das regiões. A ligação deixa de ser interurbana, o transporte público pode reduzir custos e ter mais eficiência, assim como outras questões como destinação do lixo, por exemplo,”, ressalta o governador. Alckmin disse ainda que irá encaminhar para a Assembleia Legislativa o projeto criando a Agência de Desenvolvimento e o Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Sorocaba.

IDS




« Voltar