Pesquisar

Moderníssimo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Inteligente em Sorocaba
21/09/2017

Uma ótima e proveitosa visita ao Campus FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba - nos mostrou que muitos cidadãos sorocabanos não sabem que podem, e devem, se orgulhar, por termos em nossa cidade um moderníssimo centro de desenvolvimento da tecnologia inteligente, em diversas áreas, principalmente nos estudos de soluções que podem ser replicadas nas cidades, também utilizando esses meios para o aprimoramento e desenvolvimento de seus alunos, que são incentivados à pesquisa, criatividade e desenvolvimento de novos e modernos projetos.
 
E não é apenas isso! Os trabalhos desenvolvidos em Sorocaba vem estabelecendo importantes parcerias nacionais e internacionais, e participando de projetos e apresentações que receberam vários importantes prêmios, no Brasil e em diversos países que valorizam a tecnologia inteligente, aplicada em favor dos cidadãos.
 
Na FACENS os alunos e professores podem e são estimulados a propor e liderar projetos, para participar de desenvolvimentos em parceria com a faculdade, podendo também envolver empresas, com patrocínio das mesmas ou promovidos pela própria faculdade.
 
A proveitosa visita à Faculdade mostrou que a organização que estrutura e mantém todos os projetos é o Programa Smart Campus Facens, que tem como objetivo desenvolver, implementar, testar, analisar e replicar soluções para Cidades Inteligentes, utilizando o Campus universitário como área para estudos das soluções que possam ser replicadas nas cidades, priorizando a transformação de problemas reais em soluções aplicáveis no contexto urbano, alinhando-as com as necessidades, crises e desafios do Brasil para as próximas décadas.

O Smart Campus Facens é programa interno, criado para apoiar a formação de profissionais de engenharia, capazes de identificar oportunidades de mudanças dentro do conceito de cidades inteligentes. Nele, prioriza-se a transformação de problemas reais em soluções aplicáveis no contexto urbano.

Nessas atividades a FACENS, e seu Smart Campus Facens, tem como desenvolvimento os eixos a seguir resumidos.

Missão: ser um ecossistema de formação de lideranças, capazes de resolver colaborativamente problemas emergentes da sociedade, gerando produtos e serviços de alto valor agregado.
 
Visão: apoiar a formação do engenheiro cidadão, por meio da solução de problemas reais, com a finalidade de multiplicá-los ao contexto urbano.
 
Valores: responsabilidade socioambiental, multidisciplinaridade, comprometimento, inovação, transparência, excelência, melhoria contínua, e trabalho em equipe.
 
Educação e Cultura: desenvolvimento de projetos que envolvam tecnologias emergentes e metodologia para a área de educação.
 
Meio Ambiente: projetos que otimizem os recursos disponíveis, por meio do desenvolvimento de métodos e tecnologias que suportem a integração entre o meio ambiente, a sociedade e a economia.
 
Saúde e Qualidade de Vida: projetos que promovam a cidadania preventiva, cultura e ações sociais.
 
Núcleo Facilitador: promover a facilitação de processos, gerenciamento de projetos e “stakeholders”, com o estabelecimento de parcerias e ações de marketing dos programas.
 
Energia: projetos que atuem nas áreas de eficiência energética e energias renováveis.
 
Urbanização: projetos que estudem e apliquem soluções inovadoras de materiais, processos e tecnologias de construções sustentáveis de baixo custo, que suportem tomadas de decisões.
 
Mobilidade e Segurança: projetos que estudem sistemas de transporte limpos e eficientes, envolvendo mobilidade em ambiente urbano, e garantam a segurança física e virtual dos usuários e do patrimônio público e privado.
 
Industrias e Negócios: soluções na área de produção, processos e tecnologias industriais inovadoras, para gestão dos negócios contemporâneos.
 
Tecnologia da Informação - TIC: tecnologia da informação e comunicação, com soluções que integram pessoas e processos, comunicação, automação e tecnologias.

FabLab: foi o primeiro projeto do Eixo de Educação, para introduzir na FACENS o movimento Maker e o conceito de prototipagem digital. É conceito surgido no Massachusetts Institute of Technology - MIT, hoje presente em mais de 600 locais, interligados em rede com cerca de 60 países. Cada FabLab é local que reúne recursos para a fabricação digital de protótipos, incluindo ferramentas eletrônicas e softwares específicos, estando disponíveis impressoras 3D, máquina de corte a laser, fresadora CNC, entre outros avançados equipamentos. O laboratório também conta com gerente Fab Lab Manager, Fab Gurus, como são denominados os técnicos especialistas em prototipagem, máquinas, softwares e processos neste tipo de laboratório. Estudantes, educadores, empresas, profissionais, inventores, curiosos e especialistas podem adquirir conhecimento, trocar experiências e utilizar equipamentos para materializar seus projetos e ideias. Além de ser um laboratório inspirador com softwares de modelagem 2D e 3D, também oferece cursos e workshops, estando disponível para alunos e comunidades, mediante agendamento. Democratizando o acesso a ferramentas de fabricação digital, o laboratório realiza o “Open Day”, todos os sábados, oferecendo acesso gratuito aos maquinários e ferramentas.
 
 
Programa Facens de Portas Abertas: é direcionado aos alunos, especialmente os do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas que tenham interesse em conhecer o campus da faculdade. Visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h30, com agendamento antecipado, para visitar o Campus com organização do programa. Informações e agendamento: (15) 3238.1188 ou pelo e-mail eventos@facens.br.

Governança: este eixo tem o compromisso de dar o suporte necessário, garantindo que os objetivos do Smart Campus Facens sejam atingidos com sucesso. Para ocorrer, a base de todo o processo são as pessoas que o constituem; alunos, professores, funcionários ou parceiros externos. Na prática, o núcleo busca a facilitação de processos, o gerenciamento de “Stakeholders”, o estabelecimento de parcerias, o desenvolvimento de práticas de gerenciamento de projetos e a organização de eventos. O marketing dos eixos se caracteriza como o integrador entre os planos estratégicos e operacionais do programa.
 
Tecnologia RFID e IoT: a FACENS aprimora o Smart Campus com trabalho desenvolvido com tecnologia RFID, que foi pauta em dois portais online de tecnologia - Internet Do e Tech Check News - onde a Professora Regiane Romano explicou a respeito do projeto e do papel do Smart Campus da Facens no desenvolvimento de inovações para a instituição.
 
Banco de Ideias: acolhe as ideias dos alunos e professores, facilitando e estimulando as adesões.
 
Comissão Própria de Avaliação - CPA: tem por finalidade coordenar a execução das atividades concernentes à avaliação institucional da FACENS, de acordo com as diretrizes, critérios e estratégias estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, objetivando a melhoria da qualidade da educação superior, o aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, tudo em consonância com o Regimento e as políticas definidas para elaboração e gestão do Plano de Desenvolvimento Institucional da FACENS.
 
Departamento de Relações Internacionais: é o setor responsável por tratar da internacionalização e multiculturalização da FACENS, desenvolvendo programas de parcerias com instituições ao redor do mundo, buscando oferecer as melhores oportunidades de formação e globalização para nossos alunos.
 
Laboratório de Inovação Social - LIS: Ubuntu - “Eu sou quem eu sou, porque NÓS somos” (Filosofia Africana) - tem por missão o aprendizado que visa empoderar, compartilhar e fomentar a inovação social por meio da educação, como caminho para gerar soluções efetivas e sustentáveis, de forma colaborativa para a sociedade.
 
Facens Centro de Empreendedorismo - FACE: tem a missão de despertar a inovação, criatividade e empoderamento, por meio da educação empreendedora, com a finalidade de apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços que beneficiem a sociedade. Sua visão é a referência na educação empreendedora, facilitando a prática da inovação e criatividade no ambiente acadêmico.

Laboratório de Inovação, Games e Apps - LIGA: tem por missão oferecer soluções inovadoras, que possam transformar a relação dos nossos clientes com o mercado, por meio da tecnologia criativa. Foca na referência e no desenvolvimento de soluções tecnológicas criativas que transformem a sociedade.
 
LINCE Facens: é centro de inovação, onde os alunos aplicam conhecimentos e desenvolvem projetos “mão na massa”, para aprender fazendo e participando de competições. Sua missão é ser catalisador e estimulador de estudos e projetos extracurriculares, pesquisas, extensão acadêmica, competições tecnológicas, gerando conhecimento e experiência prática para o estudante. Tem como visão ser referência nacional e internacional, no desenvolvimento de projetos de tecnologia e inovação, por meio de atividades complementares e práticas que fortalecem a atitude empreendedora do nosso estudante.
 
TV FACENS: por meio dela você fica por dentro de dicas sobre o mercado, empreendedorismo, inovações, curiosidades e novidades relacionadas à FACENS e ao mundo da engenharia.

Nova Tecnologia na Sala de Aulas - Projetores Epson Interativos BrightLink: modernos e avançados equipamentos equipam todas as salas de aulas da FACENS, oferecendo grande facilidade para professores e alunos, ao tornarem imagens e sons disponíveis, interagindo com as atividades do mestre no quadro branco, que são gravadas, possibilitando depois enviar o vídeo para os alunos interessados e/ou que estiveram ausentes da aula. São projetores de distância ultracurta, montados a apenas 23 cm de distância do quadro, possibilitando imagens de até 87 polegadas (2, 21 m) na diagonal, sem interferência de sombras. Usam conectividade HDMI com e sem fio, totalmente digital, e são compatíveis com aplicativo iProjection, aceitando anotações sem PC, por meio de ferramentas integradas.

 
O Campus FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba - está localizado na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425, Rodovia “Castelinho”, km 1,5 - Alto da Boa Vista - Sorocaba - SP - CEP 18087-125 - Telefone (15) 3238.1188.

Sem dúvida, a FACENS é um orgulho para Sorocaba e seus cidadãos, tendo aqui uma faculdade exemplar e premiadíssima! Com a formação de grupos previamente agendados, é recompensador conseguir uma visita, para conhecer as atividades e detalhes aqui não descritos, por serem muitos, todos de alto valor técnico, educacional e prático para as cidades.
 
Parabéns aos dirigentes e professores da FACENS.
 
São promotores de grande satisfação e orgulho, ao ratificar que a boa eficiência existe e está muito próxima de nós, na nossa FACENS, onde todos trabalham com exemplar e produtiva dedicação.

São nossos inspiradores!

Obrigado FACENS!


Instituto Defenda Sorocaba - IDS
Sergio Antonio Reze - Presidente
ids@defendasorocaba.com.br
www.defendasorocaba.com.br

 
40 ANOS FACENS - “Fazendo o novo. Fazendo História”
 
A HISTÓRIA DA FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba: seu embrião foi a Companhia Rede Telefônica Sorocabana - CRTS -, responsável pelo sistema de telefonia de toda região sorocabana, em meados dos anos 70. A necessidade de profissionais capacitados para atuar no setor de telecomunicações fez com que a CRTS criasse, em 1974, o Centro Regional de Tecnologia Santa Escolástica - CRTSE -, então mais conhecido como Colégio da Engenharia. Os cursos de Telecomunicações e Eletrônica foram os primeiros a ser ministrados pelo colégio técnico, em salas cedidas pelo Colégio Santa Escolástica.
 

Fundada em Sorocaba, a FACENS é a primeira instituição de ensino superior nesta área. Mantida pela Associação Cultural de Renovação Tecnológica Sorocabana - ACRTS - é entidade de Utilidade Pública Federal, sem fins lucrativos, certificada como filantrópica pelo Conselho Nacional de Assistência Social. Com isso, concede inúmeras bolsas de estudos aos alunos que apresentam carência socioeconômica comprovada, e investe seu resultado em prol da Faculdade, o que possibilita à FACENS ser um centro educacional em constante evolução.
 
Atualmente oferece dez cursos de graduação: Engenharia de Alimentos, Agronômica, Civil, Elétrica, Mecânica, de Computação, Mecatrônica, Química, de Produção e Tecnologia em Jogos Digitais, além de Cursinho Pré-Vestibular, cursos de Pós-Graduação e Especialização. Está agora lançando o Curso de Arquitetura e Urbanismo, com aulas programadas para o início do próximo ano, 2018.
 
A alta eficiência de seu nível de ensino é reconhecida pelo mercado de trabalho, resultando em grande percentual de empregabilidade de seus formandos, com média de 93% nos últimos dez anos. Conta com destacado corpo docente, a nível acadêmico e profissional, bem como com infraestrutura de qualidade suportada por laboratórios equipados com tecnologia atualizada. Esses fatores são decisivos para o reconhecimento ao trabalho pedagógico que a Faculdade desenvolve e, principalmente, à qualidade dos profissionais aqui formados.

Nas áreas dos cursos que ministra a FACENS tem por objetivos:


 - Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
 - Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua.
 - Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência da tecnologia, da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
 - Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade, e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.
 - Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional, e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração.
 - Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.
 - Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

Conheça mais da FACENS em seu site: http://www.facens.br/smartcampus/

Seguem algumas imagens FACENS.




Sobrepor o mouse nas imagens exibe as legendas. Clicar sobre elas mostra ampliação.




« Voltar