Pesquisar

Campus Sorocaba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
10/04/2017

Conheça o Campus Sorocaba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
CampusSorocaba - SP.
Localização: Rua Maria Cinto de Biaggi, nº 130, Jardim Santa Rosália, Sorocaba, SP, CEP 18095-410 - Fone (15) 3321.0010.
Missão: Consolidar uma práxis educativa que contribua para a inserção social, à formação integradora e à produção do conhecimento”.
Modalidades de Ensino: Básico, Técnico e Tecnológico.
Cursos em Funcionamento: Técnico em Administração e Técnico em Eletroeletrônica
Diretor Geral: Dr. Denilson de Camargo Mirim - Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva
Diretor Adjunto Educacional: Cezar Luiz de Souza
Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva
Diretora Adjunta Administrativa: Lissandra de C. Miranda
Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva

 
O INSTITUTO
 
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - é uma autarquia federal de ensino.
 
Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade
 
Durante sua história recebeu, também, os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008 passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia
 
Com a mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, continuará oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação.

Além dos cursos presenciais, o Instituto Federal de São Paulo oferece também os cursos Técnicos em Administração e em Informática para Internet, e, a partir de 2012, o superior de Formação de Professores na modalidade de Ensino a Distância (EaD).
 
O IFSP é organizado em diversos câmpus e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 37 câmpus, e mais 4 mil alunos nos 19 pólos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.
 
IFSP Campus Sorocaba iniciou suas atividades na cidade no ano de 2014, ainda como Câmpus Avançado, inicialmente com os cursos FICs - Formação Inicial e Continuada. No mesmo ano, de 2014, foi implantado o Curso Técnico concomitante em Administração, nos períodos vespertino e noturno. No mês de maio de 2016 o IFSP Campus Sorocaba teve publicada sua portaria de funcionamento, contando assim com todas as prerrogativas que são conferidas a um Câmpus Pleno. Já no segundo semestre de 2016 foi dado o inicio ao Curso Técnico em Eletroeletrônica.
 
Atualmente o Campus Sorocaba conta com cerca de 320 alunos, distribuídos nos períodos matutino, vespertino e noturno. A oferta dos cursos FIC, de curta duração, também se soma aos cursos regulares como parte da Extensão, com cerca de 350 vagas ofertadas em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, sendo 50 vagas para no curso de Libras para docentes. Completando o escopo de atuação do IFSP -Sorocaba vem a Pesquisa, que hoje conta com o grupo GERA - Grupo de Estudos em Robótica Avançada, que vem iniciando o trabalho de pesquisa em robótica no Câmpus.

Como parte do suporte no Ensino, Pesquisa e Extensão o IFSP - Sorocaba, destina cerca de 35% de seu orçamento para as ações que visam a permanência e êxito dos alunos do Câmpus, sendo mais de 10 modalidades de auxílio, que vão desde o auxilio transporte até o auxilio creche, por exemplo, para os alunos que apresentam condições de vulnerabilidade social.


 Desta forma, o IFSP - Sorocaba, diante das grandes possibilidades de crescimento e oferta de novos cursos destinados aos alunos de nível médio técnico, TécnicoTecnológicoLicenciaturasBacharelados e Pós Graduação, projeta em um futuro próximo estar contando com estes diversos níveis educacionais, que estarão trazendo consigo a maior característica do IFSPque é a educação pública gratuita de qualidade para a Região Metropolitana de Sorocaba, impulsionando assim ainda mais o desenvolvimento regional.

 
PROPOSTAS DE ATUAÇÃO

Diante da proposta de criação do IFSP, o Câmpus Sorocaba tem como missão colaborar para a elevação do nível socioeconômico da população da região metropolitana de Sorocaba, promovendo a crescente inclusão a partir da educação, segundo os preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394 - 20/12/1996, que estabelece diretrizes para uma educação Democrático-participativa nas Unidades Escolares. Além disso, devemos cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação - MEC, no que diz respeito ao Plano Nacional de Educação - PNE, assim como no âmbito municipal, se alinhar com o Plano Municipal de Educação - PME, principalmente em sua Meta 11, que trata da educação profissional, trabalhando de forma colaborativa com o poder público local para a execução de tais metas.
 
Atualmente, devido a limitação de espaço físico do Câmpus, nossa expansão está inviabilizada, e contamos com cursos aprovados aguardando implantação, como é o caso do Curso Técnico em Mecatrônica, por exemplo. Algumas propostas de curso tem sido apresentadas como demanda da região metropolitana de Sorocaba, tais como:


 - Mecatrônica (aprovado para implantação);
 - Manutenção de aeronaves (Tecnólogo em aviônica);
 - Técnico ferroviário;
 - Recursos humanos (PPC em construção);
 - Curso médio integrado em Administração;
 - Curso médio integrado em Eletroeletrônica;
 - Cursos de Tecnologia, Engenharia e pós Graduação; e
 - Cursos de Licenciatura e/ou formação docente.

Nossa atuação se propõe a priorizar o ensino, a pesquisa e a extensão como atividades transformadoras, tornando assim o IFSP - Campus Sorocaba referência de qualidade de ensino na região metropolitana, no Estado de São Paulo e no Brasil.

 
CAMPUS DO IFSP PRÓXIMOS A REGIÃO DE SOROCABA

Entre seus 37 (trinta e sete) Câmpus, o IFSP tem alguns na região de Sorocaba, que se destacam pela diversidade e qualidade nos diversos níveis de atuação, e se ajustam aos arranjos produtivos e sociais locais, o que contribui de forma significativa para o desenvolvimento e qualificação regional nos quais estão inseridos. Alguns destes Campus estão exibidos nas imagens mostradas no final desta página.
 
Em Sorocaba, a área destinada a receber o Campus já conta com um espaço, que é composto pelo antigo prédio da Administração da ferrovia da Estrada de Ferro Sorocabana, mais um prédio próximo a entrada, e também o antigo prédio do refeitório. Apenas com a reforma do prédio da Administração, de dois andares, já será possível uma ampliação que possibilitará atender cerca de 1000 (mil) alunos. Um projeto as built da área já está pronto, e o projeto executivo de reforma deve ser licitado em breve. Estas áreas estão ao lado da atual escola Matheus Maylasky e possuem o potencial de se tornar um dos maiores pólos educacionais do interior do estado de São Paulo. Uma imagem dessa área também está disponível no final desta página.

  
CONSIDERAÇÕES
 
Este compilado representa um pouco do que é hoje o IFSP - Campus Sorocaba, e nosso potencial educativo, assim como as nossas dificuldades para se firmar de forma concreta e permanente na cidade de Sorocaba.

As imagens ao final desta página exibem alguns exemplos de cidades da nossa região, que fizeram investimentos no IFSP, apresentaram importantes resultados e são modelos a serem seguidos por nós, aqui em Sorocaba.

Campus Sorocaba do IFSP está alinhado com os princípios da gestão democrática da educação, Lei 9394 - 20/12/1996 - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e de acordo com as metas aprovadas no Plano Nacional de Educação - PNE, e com o Plano Municipal de Educação - PME, principalmente no que se refere a meta 11, que trata da educação profissional.
 
É nossa missão expandir a nossa atuação, com o propósito de estar alinhado e atendendo ao arranjo produtivo local, regional, assim como ao arranjo social.
 
Desta forma, o IFSP - Campus Sorocaba assume um papel social de desenvolvimento, que deve garantir o direito a educação pública gratuita e de qualidade, comprometido com a elevação de nível socioeconômico da população de toda a região metropolitana de Sorocaba.


REFERÊNCIAS 
 
Lei 9394 - 20/12/1996 - Leis de Diretrizes e Bases  da Educação Nacional. Estabelece diretrizes para uma educação Democrático/participativa nas Unidades Escolares. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
 
O Site do IFSP: http://www.ifsp.edu.br/


A página do IFSP - Câmpus Sorocaba: http://sor.ifsp.edu.br/

As imagens e os textos aqui apresentados foram fornecidos pelo Dr. Denilson de Camargo Mirim, diretor do IFSP - Câmpus Sorocaba.

IDS




Sobrepor o mouse nas imagens exibe as legendas. Clicar sobre elas mostra ampliação.




« Voltar