Pesquisar

Músico sorocabano apresenta palestra em Sorocaba
04/04/2017

O músico, regente e compositor sorocabano Guto Brinholi ministrou palestra no Salão da Paróquia Santa Rosália, às 14:00 h do sábado, dia 08.04.2017, em comemoração dos 450 anos do nascimento do compositor barroco Claudio Monteverdi.

A realização foi iniciativa do Instituto de Filosofia e Ensino - IFE. Brinholi abordou a música sacra na tradição e na contemporaneidade (Veja a imagem do convite no final desta página).
 
Após vários anos residindo em Munique, Alemanha, agora radicado em Bolzano, norte da Itália, Guto aproveitou esta visita ao Brasil e Sorocaba para apresentar seus estudos sobre o tema e as discussões levantadas no “Convegno Sulla Musica Sacra”, que aconteceu no Vaticano entre os dias 2 e 4 de março, reunindo 350 músicos de todo o mundo, do qual participou e teve a oportunidade de estar com o Papa Francisco (Veja a foto no final desta página).
 
Nascido em Sorocaba, SP, o brasileiro Gustavo Brinholi começou a estudar violão ainda jovem, até ingressar, aos 17 anos de idade, no curso de Música Popular da UNICAMP, tocando contrabaixo. Ali começou a ter seu primeiro contato com a música de concerto e começou a compor música para quarteto de cordas e música de câmara. Neste período passou a reger sua própria música.
 
Em 2009, após passar 4 anos em São Paulo trabalhando como contrabaixista, em diversas formações musicais (Orquestra de Câmera da USP, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Contrabaixos Tropical, diversos musicais da Broadway montados no Eixo Rio-São Paulo entre outros), Brinholi mudou para Munique, onde estudou composição e frequentou cursos com Moritz Eggert, Pascal Dusapin e Wolfgang Rihm. Em 2010 e 2011 Brinholi integrou a Baltic Youth Philharmonic, como compositor bolsista na orquestra dirigida pelo regente Kristjan Järvi.
 
Durante seu mestrado em composição, na Musikhochschule de Nuremberg, sob orientação de Steffen Schorn, Brinholi também foi orientado pelo Professor de Regência Guido Rumstadt, em Nuremberg, e pelo maestro Isaac Karabtchevsky. Em 2012 Gustavo Brinholi regeu orquestras na Noruega, República Tcheca e Alemanha. Ainda em 2012 fez sua estreia no Brasil regendo a Orquestra Sinfônica de Sorocaba com peças de Villa Lobos, Beethoven e sua própria música.
 
Em setembro de 2013 fez seu debut em Munique com o Diaspora Mousikè, regendo suas próprias músicas, além de obras de Armando Lôbo e Alípio C. Neto. Em outubro de 2013 dirigiu pela primeira vez na Bienal do Rio de Janeiro.
 
Já em 2014 Brinholi dirigiu o Diaspora Mousikè pela primeira vez em São Paulo, tocando músicas de compositores brasileiros residentes no exterior e com músicos da OSESP, Teatro Municipal de São Paulo, Teatro São Pedro entre outros. Em novembro de 2014 Brinholi retorna ao Brasil regendo novamente o Diaspora Mousikè, tendo como o solista o tubista Andreas Martin Hofmeir (Conheça o folder dessa apresentação, no arquivo "pdf" disponível no final deste texto). Em janeiro voltará a dirigir o Diaspora mais uma vez, em Munique.
 
Gustavo Brinholi é Mestre em Composição pela Musikhochschule de Nuremberg - Alemanha e membro da Academia Brasil - Europa.
 
Conheça mais sobre uma das apresentações do regente Gustavo Brinholi
 
Sob a regência de Gustavo Brinholi o solista de tuba alemão, Andreas Martin Hofmeir, apresentou-se junto com a orquestra de cordas paulistano “Diáspora Musikè” em São Paulo, a metrópole cultural brasileira. Aprecie a notícia: http://www.brasil.diplo.de/Vertretung/brasilien/pt/06__Sao__Paulo/Aktuelles/2014-11-27-ptBrinholi-KKF-Seite.html
 
Agora, aproveitando sua presença temporária no Brasil, o músico retorna à Sorocaba, sua terra natal, para essa importante apresentação.

Conheça também a participação do Gustavo Brinholi na composição de trilha sonora para o filme O Jardim das Aflições, em: http://www.defendasorocaba.com.br/noticia-nacional/6-musico-sorocabano-fara-trilha-sonora-de-filme


IDS.

gustavo-brinholi-folder.pdf





Sobrepor o mouse nas imagens exibe as legendas. Clicar sobre elas mostra ampliação.




« Voltar