Pesquisar

Missão do IDS

O movimento que deu origem ao Instituto Defenda Sorocaba nasceu no final de 2012, no momento em que a Prefeitura do Município deu indicativos de que pretendia obter da Câmara de Vereadores uma rápida aprovação de alterações no Plano Diretor de Sorocaba, de 2004, que já havia sofrido mudanças em 2007, então ignorando que sua alteração é prevista para uma década depois de sua aprovação anterior.

O Instituto Defenda Sorocaba entendeu e entende que cabe ao povo sorocabano responder quando devem ser tomadas as decisões que lhe afetam, quais serão elas e qual é a cidade que ele deseja para o futuro; uma Sorocaba com a qualidade de vida que temos hoje, orientando trabalhos para melhorá-la, ou com a degradação de uma cidade de quase dois milhões de habitantes, conforme declaravam as propostas de mudanças do novo Plano Diretor?

Certamente é possível a cidade crescer com boa qualidade de vida, e isto é e será perseguido pela diretoria da entidade.

No IDS não havia e não há pretensão alguma de barrar o crescimento do município, mas sim, de discutir como preservar a qualidade de vida, aliada ao seu natural e sadio crescimento e desenvolvimento.

É importante destacar a percepção de que nenhuma ação do Instituto foi ou é contra as propostas de alterações no Plano Diretor ou qualquer outro ato dos poderes públicos!

Os integrantes do IDS são favoráveis à discussão ampla com a sociedade, antes que sejam concretizadas quaisquer decisões de alterações, uma vez que a qualidade de vida da atual e futuras gerações de sorocabanos estão diretamente ligadas às definições contidas naquele documento.

Em paralelo à ideia que trouxe o nascimento do IDS, seus dirigentes e colaboradores também voltam a atenção para outras atividades que, de forma direta ou indireta, possam contribuir para com o bem estar da família sorocabana, a exemplo do seu programa “Ciclo de Palestras”, que vem trazendo ao nosso município autoridades e especialistas em temas específicos, para palestrar sobre segurança pública, mobilidade, trânsito e transporte coletivo, saúde, economia e finanças, e outros temas de interesse dos nossos cidadãos.

Além das motivações que lhe deram origem, outras atividades são mantidas, e muitas certamente serão adotadas, sempre alinhadas às boas condições e qualidade de vida da população. De forma geral, o IDS tem como orientação a promoção, proteção, preservação e conservação:

• da boa qualidade de vida do ser humano, em seu ambiente urbano;
• do meio ambiente, em seus mais amplos e variados aspectos;
• dos bens públicos, da ordem urbanística e do patrimônio histórico e artístico do município;
• dos interesses difusos da coletividade, de natureza ambiental, urbanística, cultural, artística, estética, histórica, turística, arqueológica e paisagística; e
• de quaisquer outros interesses, coletivos, individuais e homogêneos da coletividade, desde que, direta ou indiretamente, relacionados com os supra expostos.

IDS