Pesquisar

UFSCAR UFSOR O IDS se manifesta
16/03/2017

Desde a fundação do IDS, eventualmente os seus diretores comentavam o assunto que circulava na cidade com alguma regularidade, principalmente no meio universitário, a respeito da “transformação” da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos, local, em UFSOR - Universidade Federal de Sorocaba.
 
Em uma das reuniões na entidade o presidente relatou aos diretores a agradável visita que recebeu de algumas autoridades do ensino na cidade, com o propósito de subsidiar o conhecimento dos argumentos sobre esse assunto, envolvendo o histórico da instalação original na cidade, as normas decorrentes e os motivos que agora vem intensificando os trabalhos na direção dessa meta, sendo então bastante convincentes e demonstrando a intensidade e seriedade do assunto. O debate então estabelecido entre os diretores decidiu por aguardar um tempo, no qual poderíamos ouvir mais pessoas e autoridades a respeito desse importante assunto, favoráveis e contrárias.
 
Em outras oportunidades os diretores ouviram novas argumentações favoráveis de importantes autoridades da educação, e também recebeu em suas reuniões personalidades que se opunham à essa providência, igualmente apresentando seus argumentos.
 
Reavaliando a questão, recentemente foi decidido realizar reunião específica, envolvendo esse tema, onde, após longas exposições e debates, 
por unanimidade seus diretores aprovaram a adesão da entidade aos trabalhos e atos que viabilizem o desmembramento da unidade local da UFSCAR, dessa forma criando a UFSOR.
 
O resultado dessa reunião foi relatado em comunicado, com o título “Mensagem do IDS”, a seguir reproduzido na íntegra, que está sendo divulgado entre prefeitos, autoridades, entidades e personalidades de destaque em Sorocaba e região.
 
Mensagem do IDS 
 
    O INSTITUTO DEFENDA SOROCABA, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e sem vínculos partidários, apenas comprometida com tudo o que promova o bem de Sorocaba e região, vem a público manifestar seu apoio à criação da Universidade Federal de Sorocaba - UFSOR, mediante o desmembramento consensual do campus local da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR.
  
   Essa posição foi tomada, por unanimidade, em reunião ordinária do Instituto, no dia 18 do corrente, com base nas seguintes considerações:
 
1 – Sorocaba, uma das 50 maiores cidades do país, metrópole de uma região com cerca de 2 milhões de habitantes e um dos principais vetores do desenvolvimento do Estado, ocupa o 20º lugar no ranking do PIB nacional, apresentando, assim, todas as condições de demandar uma Universidade pública de caráter federal.
 
2 – A aspiração de longo tempo da população sorocabana por uma Universidade Federal, frequentes vezes e diferenciadamente manifestada, foi assumida, de forma oficial, em10 de dezembro de 2002, pelo Deputado Federal Antônio Carlos Pannunzio, mediante seu Projeto de Lei 7.441, infelizmente arquivado pelo MEC.                          
 
3 – A instalação da UFSCAR em Sorocaba só foi possível com o apoio total da Prefeitura Municipal, que lhe doou a área necessária, na perspectiva da futura transformação em Universidade de Sorocaba.
 
4 – Nesse sentido, em 2005, a UFSCAR, propondo que se pudesse “fomentar de forma vigorosa a Universidade Federal de Sorocaba”, conforme consta no seu plano diretor, acordou com o Ministério da Educação, que a implantação de um campus aqui em Sorocaba, viria ser, futuramente, uma nova Universidade.
 
5 – Desde 3 de junho de 2014, a Comissão Especial de Vereadores, criada por iniciativa da bancada do Partido dos Trabalhadores, para estudar a criação da UFSOR, realizou 10 reuniões, com essa finalidade, apresentando, em 30 de novembro p.p., seu relatório conclusivo favorável àquela proposta, com base em 17 justificativas.
 
6 – A citada Comissão Especial de Vereadores também fundamentou seu parecer numa visita realizada, em 30 de novembro de 2015, à Universidade Federal do Ceará, com sede em Fortaleza, da qual surgiu, por desmembramento, exemplarmente, a Universidade Federal do Cariri, com sede em Juazeiro do Norte, criada em 5 de junho de 2013.
 
7 – O campus local da UFSCAR encontra-se suficientemente desenvolvido para se transformar em Universidade, pelos cursos que tem de graduação e de pós-graduação, pelas pesquisas que desenvolve, por todas as suas atividades de extensão, pelos seus 3.500 alunos, 180 docentes e 95 servidores técnicos-administrativos. 
 
  O Instituto Defenda Sorocaba, com esta manifestação pública, externada às autoridades municipais, estaduais e federais, aos Prefeitos das cidades integrantes da nossa Região Metropolitana, à Reitoria da UFSCAR, à Diretoria do seu campus local, ao Centro Acadêmico desse campus e aos meios de comunicação da cidade, deseja que a proposta aqui explicitada mereça reflexão e apoio de todos. 
 
Sorocaba, 27 de fevereiro de 2017 
 
Associação Instituto Defenda Sorocaba
Sergio Antonio Reze - Presidente

Veja também - UFSCAR e UFSOR - As razões para requerer o prometido: http://www.defendasorocaba.com.br/noticia-nacional/18-ufscar-e-ufsor-as-razoes-para-requerer-o-prometido


IDS
 




« Voltar