Pesquisar

Campanha em defesa de candidatos locais
23/08/2014

Reprodução de reportagem do Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba e região, de 23.08.2014. Repórter Leandro Nogueira.

Instituto Defenda Sorocaba quer convencer eleitorado a escolher políticos da cidade .

Presidente do Instituto Defensa Sorocaba, Sergio Antonio Reze diz que é mais fácil cobrar atuação de candidatos locais.

O Instituto Defenda Sorocaba - IDS - lançou ontem uma campanha para eleger os candidatos a deputados de Sorocaba nesta eleição. Com a denominação "Defenda Sorocaba, vote em quem você pode cobrar", o intuito é convencer os eleitores sorocabanos que quando um político mora na própria cidade a população local e a imprensa tem mais acesso aos mesmos para cobrar os anseios regionais. Sorocaba tem 17 candidatos a deputado federal e 16 candidatos a deputado estadual.

"Quantas vezes vocês viram o Tiririca em Sorocaba nos últimos quatro anos?", questionou o presidente do IDS, Sergio Antonio Reze, sobre o período em que atua como deputado federal. O lançamento da campanha ocorreu na sede do IDS, na proximidade da praça 9 de Julho, região central de Sorocaba.

Além de apoiar os candidatos do município o IDS está se comprometendo, a partir da próxima posse, a acompanhar os mandatos dos políticos de Sorocaba eleitos e divulgar periodicamente, como por exemplo, uma vez por mês, o desempenho de cada um em seus trabalhos. A proposta é que o Instituto Defenda Sorocaba também seja o fiscal do parlamentar de Sorocaba eleito pelo povo sorocabano, segundo explicou Sergio Antonio Reze.

Os membros do IDS expuseram que na eleição equivalente, no ano de 2010, 51,5% dos votos válidos dos sorocabanos foram para candidatos a deputados federais de Sorocaba, 9,8% votaram no partido e 38,7% para candidatos de fora da cidade. No caso dos candidatos a deputados estaduais, 67,9% dos votos válidos foram para candidatos de Sorocaba, 13,6% votaram na legenda e 18,5% votaram em candidatos de outras cidades.

O IDS defende o que é chamado de voto distrital, ou seja, que a população escolha os candidatos de suas regiões. Avaliam que muitas vezes o eleitor não se interessa pela política partidária, ou por falta de consciência deposita o seu voto em algum outro candidato por protesto ou por brincadeira.

O instituto enfatiza que quantos mais deputados o município tiver, maior será a influência política, já que se na Assembleia Legislativa houver vários deputados de Sorocaba, certamente o governador atenderá aos anseios do município, já que precisa das aprovações do Legislativo. "Isso terá uma influência muito grande para a vida política da cidade", declarou Reze.

IDS

Leia a matéria "Vote em quem você pode cobrar": http://www.defendasorocaba.com.br/acontece/25-vote-em-quem-voce-pode-cobrar.
 




« Voltar